Adoção é o tema do STJ Cidadão desta semana

A escolha pela adoção, a habilitação no Cadastro Nacional, a longa espera de crianças e futuros pais e a preparação para formar uma família. No programa STJ Cidadão desta semana, personagens contam histórias de adoção, e especialistas e magistrados comentam decisões importantes do STJ que impactam a vida dessas pessoas. 

Um dos entrevistados desta edição é o ministro aposentado do STJ Sidnei Beneti, que explica o processo de adoção e esclarece o que é levado em consideração ao julgar casos sobre esse tema. “Essencialmente é o interesse do menor que prevalece quando se trata de colocá-lo para adoção”, afirma o ministro.

A adoção é regulamentada pelo Código Civil e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina que a prioridade são sempre as necessidades, os interesses e os direitos da criança ou do adolescente.

No Brasil, de acordo com o Cadastro Nacional de Adoção, há 7.158 crianças aptas a serem adotadas e 38 mil interessados em adotar. Isso ocorre porque muitas crianças não se enquadram nas preferências dos pretendentes, principalmente em razão da idade. “O que nós fazemos não é procurar uma criança para a família, e sim procurar uma família para a criança”, explica Neiva Campos, supervisora substituta de adoção da Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal.

As edições do STJ Cidadão vão ao ar às quintas-feiras, às 21h, na TV Justiça. São reprisadas às segundas e quartas-feiras, às 11h30, e aos sábados e domingos, às 15h30.

Além de ser veiculado na TV, o programa está disponível no canal do STJ no YouTube.

via STJnotícias http://ift.tt/2mWjslt

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s